O chocolate é uma tentação difícil de resistir. De sabor e textura inigualáveis, a guloseima é de dar água na boca e além de satisfazer o paladar, pode aliviar a ansiedade. O chocolate também é considerado o principal inimigo das dietas, mas continua sendo o doce mais desejado principalmente pelas mulheres.
O fato é que existem vários mitos e verdades sobre o chocolate e para comer sem culpa, vale a pena saber o que é verdade ou não a respeito dessa delícia.
Chocolate dá espinhas
Mito. Não há nenhum estudo científico que comprove a relação entre o consumo de chocolate e o surgimento de espinhas. Na verdade o problema está mais relacionado com fatores genéticos e desequilíbrios hormonais.Chocolate dá enxaqueca
Mito. A dor de cabeça e a ingestão de chocolate, como fatores isolados, não estão relacionadas. No entanto, pessoas sensíveis podem sofrer com enxaqueca porque o chocolate possui feniletilamina e cafeína em sua composição.Comer chocolate faz bem à saúde
Verdade. Apesar de calórico, o chocolate contém vitaminas A, B, C, D e E, cálcio e sais minerais como o ferro e o fósforo. Além disso, possui alta concentração de flavonóides, que são substâncias antioxidantes que retardam o envelhecimento e ajudam a diminuir os níveis de LDL (o mau colesterol) no sangue.O chocolate amargo é o mais indicado, pois possui maior concentração de flavonóides, já o chocolate ao leite e o chocolate branco são os menos recomendados devido às gorduras saturadas.